Guiame

26.000 pessoas são treinadas para pregar Jesus na Etiópia

26.000 pessoas são treinadas para pregar Jesus na Etiópia

Recentemente, cerca de 26.000 cristãos participaram de um curso de treinamento evangelístico na Etiópia, onde foram fortalecidos na fé e encorajados a pregar Jesus a outros.

O “Curso de Vida e Testemunho Cristão” (CLWC) é um treinamento oferecido pela Associação Evangelística Billy Graham (BGEA). O diretor do evento, Hans Mannegren, trabalha na BGEA há 30 anos e ficou impressionado com o número de participantes. 

Daqueles que passaram pelo treinamento, 12.000 estão prontos para servir como discipuladores e ajudar aqueles que aceitaram Jesus durante o evento a se conectar com uma igreja local.

Outros 4.000 voluntários irão servir no “Encontro com Deus”, um evento com Franklin Graham, que ocorrerá na capital, Addis Ababa, de 8 a 9 de março. 

“A animação para compartilhar o Evangelho é muito alta. Sinto que há uma grande expectativa”, disse Mannegren.

A Etiópia está situada no chifre da África, fazendo fronteira com a Eritreia, Djibuti, Somália, Quênia, Sudão do Sul e Sudão. Desses países, três (Somália, Sudão e Eritreia) estão entre os 10 piores perseguidores de cristãos, conforme a Lista Mundial da Perseguição 2025 (LMP25), da Portas Abertas.

No entanto, a perseguição em países vizinhos não está desencorajando os cristãos etíopes de compartilharem sua fé. Atualmente, 1.600 igrejas estão se preparando para o próximo alcance evangelístico. 

Avivamento no local

Em março de 2024, o Conselho Etíope de Igrejas dos Crentes no Evangelho — uma organização que representa 32 milhões de cristãos na Etiópia e no mundo — realizou uma reunião de oração na Praça Meskel.

“Chegamos lá e a praça estava cheia. Havia mais de 200.000 pessoas em um lugar ao mesmo tempo. Isso nos impactou bastante”, relatou Mannegren. 

“Eles estavam orando, se arrependendo, confessando pecados e pedindo ao Senhor para fazer algo extraordinário. A presença do Senhor e a animação da multidão eram incríveis”, acrescentou.

Na ocasião, o Encontro com Deus foi anunciado e, desde então, cristãos na capital têm orado pela cidade e pelo trabalho missionário do mês que vem.  

“Estamos esperando um grande avivamento, mas já estamos vendo os primeiros frutos do avivamento em nossos treinamentos”, disse Yared Getahun, coordenador de treinamento e aconselhamento no evento.

Os líderes Yared, Mannegren e outros testemunharam que várias vezes viram o poder de Deus através da fé dos participantes.

“O treinamento deu a eles um espírito de unidade”, disse Yared. 

“É quase como se Deus estivesse dizendo: 'Algo está acontecendo aqui”, concluiu Mannegren.

Yared cresceu na Etiópia e estava acostumado com a “religião cultural”, mas quando seu irmão mais velho entregou sua vida a Cristo, ele foi atraído pelo Evangelho e aceitou Jesus com 16 anos.

Tempo depois, a maioria dos membros de sua família também se renderam a Cristo. Em uma nação onde 70% da população tem menos de 21 anos, Yared tem o desejo de alcançar os jovens.

“Esta geração é tentada a viver o momento — festejando e negligenciando a educação — mas essa não é uma vida com propósito. Isso leva à perda de oportunidades de carreira, problemas financeiros e uma falta de direção”, afirmou ele.

E continuou: “Seguir a Cristo e aprender a Palavra de Deus pode inspirar esses jovens a se concentrarem no que é realmente importante”.

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.